Prefácio
Alma bonita, enfim nos encontramos!
Sê bem-vinda ou bem-vindo a este espaço mágico, de muita partilha e inspiração, mas acima de tudo, de muita genuinidade e amor. Com entusiasmo te escrevo, pois este é o realizar de um sonho.
A escrita para mim é uma terapia, mas estares a ler as minhas palavras, é realmente o concretizar de um objetivo desde sempre. Lembro-me de ser pequenina e de a minha mãe se sentar comigo durante horas a fazermos composições para a escola. As histórias iam desde duendes encantados que tinham as suas casinhas pequeninas em florestas mágicas, a crianças que viviam com pouco, mas faziam desse pouco, muito, através da bondade, humildade e do bom coração. Já o meu pai, sempre fez da música a sua arte e desde pequenina, que me treinou para aprofundar a minha sensibilidade e harmonia para as mais variadas notas e sinfonias. Este livro (como tudo na vida) é uma dedicatória ao excelente trabalho que eles fizeram comigo e agradeço do fundo do coração a eles, porque foram graças a vocês, pais, que me tornei a pessoa que me tornei. Foi graças a vocês que realizei e continuo a realizar todos os meus sonhos, sempre com a presença do trabalho, humildade, dedicação, generosidade, meiguice, sensibilidade e simplicidade.
Agradeço-te a ti, alma bonita, alma amorosa, por me teres escolhido nesta caminhada. O livro Com Amor, é uma compilação de todas as práticas holísticas (corpo, mente e alma), pessoais e espirituais que fui estudando ao longo do tempo, mas mais do que isso, é uma profunda sensação de propósito que aqui passo, com uma profunda conexão aos ciclos da natureza, do Universo e da Roda do Ano. A maior certeza que temos na vida é que tudo acontece de forma cíclica. Nada é estanque e a mudança é a nossa maior companheira nesta jornada que é a vida. E por isso, os ciclos da natureza, as estações, a forma como se movimentam os astros e as nossas próprias emoções, são a maior prova deste facto. Este livro é baseado e elaborado exatamente desta forma. Através dos ciclos da natureza e da roda do ano, vais poder contactar com diferentes festividades e rituais, podendo desfrutar de práticas diárias e sazonais, para que a tua vibração energética se eleve e para que possas aparecer ao mundo, super conectado com a tua essência, aceitando-te e contemplando-te exatamente como és: um ser único e especial, que vem a este plano terrestre para cumprir uma missão: ser feliz!
Numa primeira fase, vão ser abordados os ciclos da natureza, segundo a Roda do Ano Celta e que tipos de rituais podes fazer durante a estação do Inverno, de modo a que te possas conectar profundamente com a Mãe-Natureza e com a natureza que existe em ti. Seguidamente, elaborei uma prática de Yoga, especialmente pensada ao pormenor para esta época do ano e para quem se quer iniciar à descoberta desta filosofia, indo desde o aquietamento inicial, passando pelos Asanas (posturas físicas), Pranayama (técnica de respiração), Yoga Nidra (relaxamento profundo) e meditação, explicando ainda um pouco as bases desta filosofia milenar que tanto honro. Posteriormente, abordarei temas que fazem parte desta época, tais como o Natal, e a importância de darmos valor à simplicidade e ao amor, o Ano Novo, assim como o seu respetivo ritual e ainda o Dia dos Namorados, onde dou ferramentas para se manter uma relação duradoura e saudável e ainda um tema bastante importante e que me levou a todo este universo do desenvolvimento pessoal e espiritual: o amor-próprio, um tema tão acarinhado por todos vocês! Por fim, partilho contigo a sugestão do cristal que te pode acompanhar durante este período, sempre com muito amor! Escrevo-te de alma para alma!
Desejo que este seja um livro onde sintas que estamos a ter uma conversa de amigos, onde irei falar contigo abertamente, de coração para coração, para que Com Amor me sintas. Este livro digital foi especialmente pensado em ti e nos teus ciclos. Somos seres humanos e somos influenciados pelas estações da natureza. Nesta altura de Inverno, sentes um recolhimento natural. Fica noite mais cedo e arrefece, as andorinhas emigram, são poucas as flores que vês nas florestas e por sua vez, pintam-se as paisagens de tons acastanhados, verdes, cinzentos ou brancos.
Este momento é essencial para nos conectarmos profundamente com o nosso corpo, mente e alma e para sermos mais do que tudo, introspetivos no nosso autoconhecimento, na reflexão que fazemos sobre nós e sobre a vida, para nos questionarmos quem somos e para fazermos mais daquilo que nos faz feliz! Com Amor!
Acima de tudo, desejo que abras inteiramente o coração para que recebas cada uma das minhas palavras, com amor, pois foi esse o estado de espírito que coloquei em cada uma delas: uma energia amorosa do tamanho do Universo! Este é um realizar de um sonho! Obrigada por me ajudares a concretizá-lo!